Arquitetura é destaque do Hotel Fasano
Publicado em 08/03/2018

Como unir a descontração do espirito praiano à sofisticação que já virou marca do grupo Fasano? A resposta está no mais novo hotel do grupo em Angra dos Reis que abriu oficialmente há duas semanas e quem ajudou a encontrá-la foi Thiago Bernardes – arquiteto responsável pelo projeto que começou a ser pensado no antigo Bernardes + Jacobsen. A ideia é sentir-se à vontade para ficar descalço num lugar onde tudo tem extremo bom gosto e qualidade (vulgo, chiquérrimo!).

“Cada espaço interno e externo do hotel foi pensado com foco na experiência do hóspede, para que ele se sinta inserido na natureza exuberante de Angra, de onde tiramos inspiração para a paleta de cores e materiais utilizados”, explica o arquiteto responsável por alinhar toda estética e fluxos do complexo Frad.E: o condomínio de luxo com 1 milhão de metros quadrados total inclui o Hotel Fasano, seis piscinas, um boulevard com lojas comerciais (lá você encontrará desde uma boa farmácia até ou uma galeria de arte, passando por lojas de beachwer ou de esportes produtos aquáticos), três prédios residenciais, um campo de golfe e área para correr em plena mata atlântica com direito a animais selvagens e até uma cachoeira!

O prédio do hotel tem formato de bumerangue para garantir que todos os 60 quartos tenham vista para o mar e melhor incidência de luz e as principais piscinas externas ficam em um térreo suspenso criado também para aproveitar melhor a vista. Grupos de brises de madeira que se espalham por todos edifícios com objetivos estéticos e funcionais: a verticalidade do elemento quebra a excessiva horizontalidade do hotel que é bastante longo – os corredores podem chegar a 80 m – e também abonam certa intimidade aos hospedes que têm varandas amplas e abertas para o clube. Eles são feitos de madeira Accoya (é um pinus que recebe um tratamento especial para não reagir com a humidade e não expandir com o calor e, assim, envelhecer bonito sem apodrecer!).

As áreas comuns mais importantes do Hotel têm forros especiais em madeira, cada um com o seu desenho especial: o Lobby, os restaurantes Praia e Crudo e as salas de piscinas no Spa. Há, também, a presença de materiais como o granito claro serrado e a madeira maciça de freijó.  “Eles foram muito generosos nos momentos em que discutimos as áreas de circulação: repare que elas são sempre bastante amplas e prazerosas. Você também pode andar pelo hotel inteiro sem se molhar”, revela Thiago.

O decor reúne peças com cores e materiais naturais: a madeira e o linho de poltronas do Sérgio Rodrigues e da Poltrona Rampa assinada por Sérgio Bernardes (avô de Thiago!)  vão bem com a palhinha da luminária do Brunno Jahara. Detalhes especiais: a corda da Cadeira 3 pés do O Ebanista traz o espírito náutico do hotel que está escancarado na belíssima chaise do Hugo França feita a partir de antigos botes de madeira encontrados pelos arredores de Trancoso. “Usamos  peças das culturas caiçara e indígena em madeira, palha, barro, cerâmica, e buscamos peças antigas de navegação, como defensas, lanternas, cordas, para formar a atmosfera que remete ao imaginário da cultura local”, resume o arquiteto.

Publicado por: Casa Vogue (https://casavogue.globo.com/LazerCultura/noticia/2018/01/hotel-fasano-abre-em-angra-dos-reis-com-projeto-de-thiago-bernardes.html)

X
Acesso Restrito

Webmail Lafem Webmail Lafem Prime